Quais são os cuidados que eu devo ter ao realizar uma revisão no sistema hidráulico?

Gostei

Além de realizar um correto diagnóstico do sistema de direção, o mecânico precisa ter muita atenção em alguns pontos para realizar uma manutenção de qualidade e garantir a segurança do seu cliente. Vamos conferir alguns pontos muito importantes nos carros atuais?

Airbags e Controles

Nos veículos mais novos, vários contratempos podem surgir no volante, como inoperância do airbag, da buzina e dos diversos comandos elétricos presentes nos modelos multifuncionais. Na maioria das vezes, essas falhas são causadas por erros na manutenção do veículo.

Uma das situações é quando o cabo flat de alimentação do airbag e dos componentes elétricos é quebrado porque excede o seu número de voltas na mola relógio (componente onde o cabo fica alojado). A causa é um erro de montagem. Você sabe como evitar que isso ocorra?

Ao realizar qualquer manutenção na caixa de direção, coluna ou volante, é fundamental:

  • desconectar a bateria seguindo o procedimento recomendado pelo fabricante;
  • manter as rodas alinhadas e o volante centralizado;
  • contar o número total de voltas que a mola relógio tem (sem forçar no final) e reinstalar o volante com a mola na metade da sua totalidade de voltas.

Atenção aos recalls

Os recalls podem complicar a vida do mecânico. Muitas vezes, depois de “quebrar a cabeça” durante dias com um carro, o profissional descobre com algum colega que o defeito foi motivo de um recall de anos atrás. Depois confirma que o veículo não fez a correção necessária.

Acesso à informação

Com a frota nacional cada vez mais moderna, também é fundamental investir em informação. Para reparar corretamente centenas de modelos diferentes e cheios de detalhes, é preciso participar sempre de treinamentos, eventos e reunir muita literatura técnica.

Hoje, com a internet e todo o apoio dado pelos fabricantes de autopeças e as principais montadoras, é fácil montar uma boa biblioteca gastando pouco. Também aproveite as oportunidades para estudar — você pode, inclusive, participar dos cursos que a Ismatec oferece.

Qualidade das peças

Em consertos no sistema de direção, todo cuidado é pouco. Mesmo que algum cliente insista, o mecânico precisa manter o seu profissionalismo e não embarcar em situações perigosas, como fazer alterações no veículo, improvisar com solda e usinagem ou usar peças sem qualidade.

Os componentes recondicionados, por exemplo, são uma grande armadilha para os profissionais e os clientes. Muitas vezes, a economia acaba num acidente, ninguém se responsabiliza e o conserto vira um caso de polícia. O mesmo vale para as peças compradas em desmanches. Por esse motivo, trabalhamos somente com peças novas e não aconselhamos a compra em desmanches ou usadas.

Até as peças novas precisam de uma grande atenção — desde conferir pelo catálogo do fabricante a aplicação correta de cada item até escapar dos itens de baixo custo ou “piratas”. Não existem milagres nos processos de fabricação. Confie apenas nas melhores marcas.

Compartilhe