Inovações Tecnológicas nos Veículos

Gostei

Conectividade e autonomia, por exemplo, são a base para o futuro dos automóveis que terão como prioridades promover o maior conforto e segurança para os consumidores desse mercado.

As inovações são muitas, pois surgem de acordo com as necessidades dos consumidores que estão cada vez mais exigentes. E muitas marcas estão acompanhando essa mudança.

Neste artigo, separamos algumas principais inovações tecnológicas do carro.

Confira !

  1. CARRO CONECTADO

A conectividade no carro do futuro deve aparecer de diversas formas e uma delas é pela integração com aplicativos conectados com seus equipamentos domésticos para você, por exemplo, ligar o forno da sua casa por meio do seu carro para que ele aqueça quando estiver chegando em casa. Ou então pode surgir com os carros controlados pelo seu celular.

2. CARRO AUTÔNOMO

Pelo que podemos acompanhar do mercado de automóveis, é fato que o carro autônomo é uma das principais inovações. Ainda não sabemos tudo sobre ele, mas muitas empresas de tecnologia como a Uber e o Google estão acelerando o desenvolvimento desses carros.

Hoje já existem alguns veículos que fazem baliza sozinhos e dirigem sozinhos com a “supervisão” do motorista, mas isso deve crescer muito. Deve atingir também os veículos de grande porte como ônibus e caminhões para garantir mais segurança aos motoristas.

3. BIOMETRIA

Hoje em dia já existem alguns usos da biometria nos carros como o de reconhecimento facial que identifica o motorista para ligar ou não o carro, fazer os ajustes preferenciais, banco, retrovisores, volante, estações de rádio e etc…

Mas a expectativa é de que o carro do futuro vá além disso e tenha sensores com capacidade para detectar funções vitais do motorista, como por exemplo, se está com sono, estressado, e outros. Ou então um sensor preso ao cinto que monitora os dados dos batimentos cardíacos e a respiração do motorista.

Existem várias marcas que já investem nisso e tem a tecnologia DriverFocus que monitora os sinais de fadiga do motorista para emitir alertas.

4. REALIDADE AUMENTADA

A realidade aumentada é uma das inovações que deve ir além de um display no painel para exibir diversas informações como trânsito, aceleração, distância e dados de localização no vidro do carro, seria uma evolução do Head-up display.

5. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial já é a base para os carros autônomos, mas ela pode ir além e ser usada para oferecer mais opções de entretenimento, aumentar a qualidade da conectividade e ajudar o motorista na tomada de decisões.

A tendência é de dar muita autonomia para que o motorista consiga controlar tudo apenas pelo computador de bordo do carro.

6. SUSTENTABILIDADE

Outra inovação é a da sustentabilidade aplicada para os automóveis para reduzir o uso de combustíveis fósseis e por consequência os níveis de poluição na atmosfera.

Os carros híbridos e elétricos fazem parte dessa mudança, mas não serão os únicos, pois já existem protótipos de carros movidos a hidrogênio, lixo orgânico, energia solar e ar. Os carros movidos a hidrogênio parecem ser os próximos, pois já estão sendo comercializados, como por exemplo, o Clarity Fuel Cell da Honda e o Toyota Mirai da montadora japonesa.

7. BATERIA WIRELES

Se os carros dependerão de energia para se mover, é preciso que seja possível carregar suas baterias com facilidade. Uma montadora que mostrou essa tecnologia foi a Audi. O Audi TT Offroad vem com baterias que são carregadas sem fio. Para isso, são necessárias placas de indução que ficariam no chão. Quando o carros passassem sobre as placas, suas baterias seriam carregadas.

8. PAINÉIS SOLARES

Outra forma de carregar a bateria enquanto o carro se movimenta é usando painéis solares. O teto é repleto de painéis solares que captam a energia do sol, que é armazenada na bateria do carro. É claro que para uma carga mais rápida, será necessário recorrer a uma tomada. Mas os painéis irão auxiliar a aumentar a autonomia dos carros.

9. MENOS PESO

Menor peso significa gastar menos combustível para fazer o carro andar. Menos peso faz com que o automóvel gaste até 25% menos combustível em comparação ao seu peso original. Isso, graças ao uso de materiais mais leves, como peças feitas de fibra de carbono. Em um futuro controlado por carros elétricos, autonomia será algo importante. E quem gasta menos, vai mais longe.

10. IMPRESSÃO 3D

Para finalizar a nossa lista de inovações para o carro temos a impressão 3D que deve revolucionar esse mercado em diversos sentidos.

Um deles é na redução de custos, pois com ela é possível produzir as peças com a quantidade exata de matéria prima necessária e assim evitar o desperdício. Outro é na redução do peso do automóvel e no alto nível de personalização.

As marcas já estão investindo nisso e um exemplo disso é a BMW que tem a Motorrad iParts, uma impressora 3D para os seus clientes e revendedores fabricarem peças para os seus veículos.

Espero que tenham gostado !

Compartilhe
Chat Online
Enviar via WhatsApp