Artigos

Dicas para dirigir com segurança na chuva

Gostei

Dirigir em dias de chuva é sempre um grande desafio, mesmo para os motoristas mais experientes. Confira algumas dicas importantes para dirigir com segurança em dias chuvosos.

1 – MANTENHA DISTÂNCIA DO VEÍCULO À FRENTE

A pista molhada e escorregadia facilita colisões, principalmente em caso de freadas bruscas. Uma distância segura é cerca de 10 metros, o que equivale a mais ou menos dois carros.

2 – TENHA CUIDADO COM A AQUAPLANAGEM

Ao passar por cima de uma lâmina d’água, o carro perde o contato direto com o asfalto e derrapa. Para evitar a aquaplanagem, tenha sempre os freios em dia e os pneus em bom estado. Ao perceber que o carro perdeu o contato com o solo, mantenha a calma, fique com as duas mãos no volante, tire o pé do acelerador e não pise nos freios nem vire a direção.

3 – PARE O CARRO SE A CHUVA ESTIVER MUITO FORTE

A chuva aumenta e você percebe que a visibilidade está ficando prejudicada, nessa hora, o mais indicado é parar no acostamento ou em um local seguro e aguardar a tempestade passar. Lembre-se, ao parar no acostamento ligue o pisca-alerta para que o veículo que vem atrás veja você.

4 – USE FAROL BAIXO

Na estrada, já é lei. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, é obrigatório o uso de farol baixo nas estradas, mesmo nos perímetros urbanos. Nos dias de chuva, eles melhoram a visualização dos outros veículos, principalmente se houver neblina. E nada de farol alto, porque ele reflete diretamente nas gotas de chuva, prejudicando a sua visão e a dos outros condutores.

5 – GUIE-SE PELAS LINHAS E TACHÕES NO SOLO

Quando a chuva prejudica a visibilidade e a estrada não tem boa iluminação, uma dica para não perder o traçado da pista é usar como referência os tachões refletivos que separam as faixas. Principalmente à noite, quando a pista molhada reflete as luzes dos veículos.

6 – UTILIZE O LIMPADOR DE PARA-BRISAS

Além de óbvio, usar o limpador de para-brisas é obrigatório por lei. Dirigir sob chuva sem acioná-lo é considerado infração de natureza grave, segundo o Código Brasileiro de Trânsito. Se perceber que o limpador não está sendo eficiente, pare no primeiro posto de gasolina para fazer a troca das palhetas. A ação do tempo pode ter ressecado as borrachas. Fique atento!

7 – LIGUE OS DESEMBAÇADORES

Além de acionar o desembaçador traseiro ao primeiro sinal de chuva e escolher a velocidade correta do limpador de para-brisas, ligue o ar-condicionado, direcionando a saída de ar para o vidro. Se o seu veículo não tiver ar-condicionado, acione o sistema de ventilação ou deixe uma abertura na janela para que o ar circule.

8 – EVITE FAZER ULTRAPASSAGENS

A pista molhada torna qualquer manobra muito mais arriscada. Por isso, avalie se a ultrapassagem é realmente necessária, principalmente se você estiver numa pista de mão dupla. Tenha plena certeza de que é possível ultrapassar o veículo à frente com total segurança antes de tomar essa atitude. No trânsito, paciência é um grande copiloto!

9 – CUIDADO COM VIAS ALAGADAS

Nunca tente trafegar por uma via alagada sem ter plena certeza da profundidade de todo o trajeto. Observe os veículos que estiverem passando. Se a água chegar à altura da metade da roda, dê meia-volta. Se resolver se arriscar, engate a primeira marcha e mantenha velocidade constante.

10 – DIRIJA COM AS DUAS MÃOS NO VOLANTE

Com chuva, a atenção dos motoristas precisa ser redobrada, não só nas rodovias, mas também nas ruas e avenidas das cidades. Redobre a atenção, seja sempre paciente no trânsito e, se “o mundo estiver caindo”, pare e espere a tempestade passar.

Compartilhe