FOLGAS NA DIREÇÃO

Gostei

Entenda os sintomas da folga na caixa de direção

Esse é um dos problemas mais comuns que podem ocorrer em uma caixa de direção. Principalmente quando o carro está parado, é possível perceber que, ao girar o volante, o movimento não é transmitido às rodas. O desgaste de componentes internos ou externos, como o pinhão e a cremalheira, pode causar esse comportamento.

Esse problema era mais comum em modelos mais antigos, que utilizavam o sistema com eixo sem fim, como os VW Fusca e Kombi. Porém, aparece também nos modelos mais novos. Portanto, preste atenção!

Para verificar se o seu carro está com folga na direção, há um teste simples de ser feito. Com o carro parado e o motor ligado, centralize a direção. Depois, gire o volante com suavidade para ambos os lados em movimentos pequenos e verifique se há falta de esterçamento nas rodas. O tolerável é movimentar apenas 5 graus no volante sem esterçar as rodas. Mais que isso, é preciso uma avaliação técnica.

É muito importante não trocar imediatamente a caixa, pois nem sempre é ela que está causando o problema. Lembre-se que existem vários outros componentes que fazem parte do sistema de direção do veículo e que eles também podem causar essa falha.

Alguns dos itens que podem causar essas falhas são:

  • terminal de direção com folga;
  • problemas de fixação entre a coluna de direção e a caixa;
  • terminais da direção com defeito ou gastos;
  • buchas da bandeja ou braço oscilante com desgaste excessivo.

nakata.bom.br

Compartilhe
Chat Online
Enviar via WhatsApp