Artigos

Luzes do painel do carro: saiba identificar o problema

Gostei

Acenderam as luzes do painel do carro e você não sabe o que elas significam? Essa dúvida pode ser mais comum do que você pensa, já que existem centenas de alertas diferentes que podem aparecer no veículo. Contudo, é importante ter uma noção básica sobre o significado desses símbolos e também de suas cores, pois alguns indicam problemas graves que devem ser resolvidos rápido. Caso contrário, a conta da oficina pode se multiplicar.

As cores das luzes do painel indicam o grau de perigo

As luzes amarelas indicam um defeito que não é tão grave, mas requer que o carro seja levado à oficina. O motorista pode rodar alguns quilômetros ou horas com ela acesa no painel, mas nada além disso.

Já se a luz que se acendeu for vermelha, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos ao motor. Em seguida, o veículo deve ser levado para a oficina em um guincho.

Enquanto isso, luzes de cores verdes ou azuis apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos. Outra possibilidade é que as luzes do painel do carro, independente de suas cores, se acendam devido a mau funcionamento elétrico, dando um alerta falso.

Outro detalhe importante sobre as luzes do painel do carro é que todas elas devem se acender quando a chave é virada na ignição, ligando o sistema elétrico do veículo, mas antes de dar a partida no motor. Isso serve para que o motorista veja se elas estão funcionando, ou se estão queimadas.

Luz de Combustível

A luz de advertência que indica que o combustível está acabando é bem conhecida. Geralmente laranja, pode ser uma bola ou o símbolo de uma bomba de combustível, mostrando que está na hora de passar no posto. Entretanto, ela também pode indicar a necessidade de abastecer o tanquinho de partida a frio em alguns modelos de carro.

Luz do freio ABS

Quando a luz de alerta dos freios ABS se acende no painel, o carro não perde os freios. O sistema de frenagem comum continua funcionando. Entretanto, o sistema ABS, que garante mais eficácia e segurança para os freios, deixa de funcionar. Isso aumenta a chance de derrapagens, perda de controle do veículo e, consequentemente, de acidentes.

Luz da bateria

A luz da bateria, ao contrário do que se pode pensar, não indica, necessariamente, um defeito na bateria do carro. Ela alerta para o mau funcionamento do sistema elétrico. Ele inclui bateria, alternador, correia, fios e outros. Se a luz da bateria acendeu, portanto, é sinal de que o carro pode não ligar da próxima vez. Por isso, vá à oficina para descobrir o que está havendo.

Luz do cinto de segurança

Quando a luz do painel indicando o cinto de segurança se acende, quer dizer que um dos ocupantes do veículo não colocou o cinto. Se o motorista não utilizar o equipamento, ela não se apagará. Em alguns carros, sensores nos bancos também podem detectar a presença de passageiros sem o cinto. Pode ser acompanhada por um aviso sonoro.

Luz do freio

Ela é identificada também pela palavra “brake”. A luz do freio indica que o freio de mão está acionado. Se ela estiver acesa com o freio desativado, indica mau funcionamento do sistema ou desgaste de componentes. Nesse caso, ela pode se acender amarela, sinal que está na hora de manutenção. Se aparecer vermelha com o freio desativado, evite utilizar o veículo antes de corrigir a falha.

Luz da injeção eletrônica

A luz da injeção se acende toda vez que é dada a ignição do carro, para mostrar que ela está funcionando. Se não acender é porque está queimada. Depois da partida, ela deve se apagar. Se continuar acesa, indica defeito no motor. Uma série de componentes pode ser a razão da luz se acender, como velas, bicos injetores, ou catalisador. Se acendeu depois de abastecer, é sinal de combustível adulterado. Não é necessário parar o veículo, mas ele deve ser levado a uma oficina o mais rápido possível.

Luz do óleo

A luz do óleo é uma das mais perigosas luzes do painel do carro. Ela indica falhas no sistema de lubrificação do motor. Se o motor funcionar sem ser lubrificado, ele vai fundir. Pare o veículo imediatamente para evitar danos. A luz de advertência pode estar indicando baixo nível de óleo ou um problema mais grave. De qualquer forma, ambos exigem atenção imediata do motorista

Compartilhe